top of page

Manteiga ou Margarina


Manteiga ou Margarina

Manteiga ou margarina?

Você sabe fazer a melhor escolha entre as duas?

O que é manteiga?

A manteiga é um laticínio derivado do leite e de seus subsidiários. Ela resulta do processo de separação entre a gordura do leite e as partes líquidas. Geralmente, compra-se o produto derivado do leite de vaca, embora haja diversas variedades. Praticamente todo mamífero possui a capacidade de gerar manteiga com seu leite, desde que seja gorduroso o suficiente.

Geralmente sua coloração varia entre o branco e o amarelo mais denso. Isso depende do tipo de alimentação do animal e de sua espécie. Algo interessante sobre sua fabricação é que – como depende de um único ingrediente, pode ser ser feita em casa.

O que é margarina?

A margarina não é um derivado do leite, e foi criada como um substituto para a manteiga. Embora sua origem inclua fontes animais, ela é feita de óleo vegetal, água, sal, emulsificantes e, por vezes, leite.O que é a manteiga?A manteiga é um laticínio derivado do leite e de seus subsidiários. Ela resulta do processo de separação entre a gordura do leite e as partes líquidas. Geralmente, compra-se o produto derivado do leite de vaca, embora haja diversas variedades. Praticamente todo mamífero possui a capacidade de gerar manteiga com seu leite, desde que seja gorduroso o suficiente.Geralmente sua coloração varia entre o branco e o amarelo mais denso. Isso depende do tipo de alimentação do animal e de sua espécie. Algo interessante sobre sua fabricação é que – como depende de um único ingrediente, pode ser ser feita em casa.

História

Nos anos 1940, as primeiras pesquisas que relacionavam o crescente consumo de gorduras ao câncer e doenças cardiovasculares começaram a aparecer, pegando muitas pessoas de surpresa. Com as revelações da comunidade científica, muita gente começou a abandonar a manteiga e substituí-la por margarina — tida por muitos, à época, como uma opção mais saudável.

No entanto, ainda não se sabia que a margarina é uma gordura endurecida artificialmente e que advém de óleos vegetais. Com o tempo, estudos mostraram que esse processo, chamado hidrogenização (daí os termos “gordura vegetal hidrogenada” e “gordura trans”), era, sim, o verdadeiro vilão da saúde cardiovascular.

Benefícios da manteiga

Porém, a manteiga é fonte natural de vitamina A, importante para o sistema imunológico, o crescimento e desenvolvimento ósseo, a manutenção de todos tecidos e também para a visão. Além disso, a manteiga também é fonte de vitamina D — muito estudada por ter sua deficiência crescente na população mundial e que vem sendo associada a inúmeras doenças.

Também é muito rica em vitamina E, que é um poderoso antioxidante celular, e em dois tipos de ácidos: os graxos (gorduras) de cadeia curta, que protegem até contra o câncer, e o linoleico conjugado (CLA), que vem sendo estudado como protetor contra o crescimento de células tumorais.

Enfim Manteiga ou Margarina?

Concluindo: manteiga contém colesterol e gordura saturada. A margarina é basicamente fonte de gordura insaturada, aquela que não se acumula nas artérias. Mas baseado em todos os benefícios citados, é possível dizer que o consumo de alimentos menos processados — e especialmente o consumo controlado de manteiga por todos e não somente por quem sofre com colesterol alto — pode ser muito mais benéfico do que maléfico para a saúde.

Tudo depende, no fim, da dieta que você segue e das recomendações do nutricionista com quem você se consulta. Na dúvida, converse com ele ou com um nutrólogo sobre a possibilidade de incluir mais vezes a manteiga no seu dia a dia.

Na Gastronomia

Em comidas salgadas e doces a manteiga é a melhor opção, pois trás um melhor sabor a receita, assim como uma textura mais aveludada.

A utilização da manteiga na confeitaria é um dos principais ingredientes e inclusive em alguns preparos não existe nem opção de substituição por margarina, já que a manteiga tem uma textura e consistência que a margarina não possui.

Fontes: Tudo ela e Ativo Saúde

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page